Quero me cadastrar
Voltar
Fórum - Itaipu

Itaipu

Regras

PROIBIDO

-Assédio, abusos, ameaças ou intimidações a outros usuários

-Discurso de ódio ou descriminação

-Imagens ou discussões violentas ou prejudiciais

-Linguagem e imagens sexualmente explícitas

-Outros aspectos citados e proibidos nos Termos de Serviço

-SPAM

PTI - Parque tecnológico Itaipu

Sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.

ECOSSISTEMA
O ecossistema do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) é formado pela Tríplice Hélice, composto por empresas e  instituições de ensino, todos atuando com foco em fomentar inovação, tecnologia e empreendedorismo. O PTI-BR é um grande potencializador desse ecossistema, por meio da integração dos Centro de Execução de Projetos, o que possibilitou em  2020 o PTI-BR  se tornar  uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). O selo foi garantido ao considerar a promoção da sinergia entre empresas, centros de pesquisa e inovação, laboratórios e instituições de ensino em prol do desenvolvimento, dentro do Parque.

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As áreas de pesquisas desenvolvimento e inovação, ou seja, os Centros de Execução de Projetos do PTI-BR, também contam com parcerias com universidades e grandes empresas, sempre objetivando a busca por soluções inovadoras para transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade. Por meio de seus especialistas de alto nível, os Centros produzem pesquisas e experimentos tecnológicos em observância às demandas do mercado, sempre inovadores, funcionais, eficientes e que atendam às necessidades dos clientes.
Atualmente há 7 (sete) Centros de Execução de Projetos no Parque Tecnológico Itaipu, sendo eles: Automação e Simulação de Sistemas Elétricos, Energias Renováveis, Estrutura de Barragens, Inteligência e Gestão Territorial, Segurança Cibernética, Tecnologias Abertas e IoT e Ciência e Educação. Todos atuando para diversificar a receita da Fundação PTI-BR, por meio da venda de Serviços Técnicos Tecnológicos e execução de Projetos de P&D+I,  promovendo a integração com os parceiros do ecossistema de inovação, para fins de transferência de conhecimento.
Os Centros de Execução atuam com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), além de sediar em seu condomínio o CIBIogás – Centro Internacional de Energias Renováveis e o ITAI – Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação.
 

EDUCAÇÃO
Um dos objetivos do PTI-BR é desenvolver um ambiente de sinergia entre empresas, escolas e universidades, com foco no desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região.

 

EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo é impulsionado pelo PTI-BR por meio da Incubadora Santos Dumont, que promove iniciativas de disseminação da cultura empreendedora, gera novos empreendimentos e apoia empresas de base tecnológica. A Incubadora do PTI-BR foi criada em 2006 e, desde então, já deu suporte a mais de 300 ideias de negócios.

 

CENTRO DE
EMPREENDEDORISMO
E INOVAÇÃO
O Centro de Empreendedorismo e Inovação do PTI-BR engloba a Incubadora de Negócios e a área de Inovação Aberta.

Conte com a gente: JUNTOS SOMOS MAIS INOVADORES!
 
 
 

INOVAÇÃO ABERTA
Conecte as pessoas ao seu negócio e relacione-se com o ecossistema para inovar e
atingir resultados extraordinários!

São vários profissionais dispostos a auxiliá-los, com excelência nas mais diversas áreas de atuação e diferentes perspectivas!
 
CONHEÇA
 

INCUBAÇÃO DE NEGÓCIOS
Tem uma boa ideia? Um novo produto? Tem um novo modelo de negócios? Inovação e Empreendedorismo é com a gente mesmo!

Com a ajuda da INCUBADORA SANTOS DUMONT seu negócio pode sair do papel mais facilmente.
 
 
PENSE GRANDE!
TRAGA SUA IDEIA PARA A INCUBADORA SANTOS DUMONT
Começar um negócio é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Tirar a ideia do papel e fazê-la prosperar, então, é ainda mais desafiador.

É aí que entra incubadora: abriga as suas ideias e oferece uma estrutura capaz de estimular e fornecer ferramentas para que você as transforme em soluções e negócios rentáveis.

Nós ajudamos para que empresas, sejam iniciantes ou já em funcionamento, obtenham apoio técnico, logístico, mercadológico, administrativo e consultoria especializada para que se desenvolvam no mercado.

https://youtu.be/JH7BvdRIGZo

 

CIDADES
INTELIGENTES
Entre diferentes definições, Smart Cities ou Cidades Inteligentes são espaços que aliam aspectos tecnológicos com práticas sustentáveis em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade, visando oferecer bem estar e conforto ao cidadão.
 
 
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) buscando soluções tecnológicas, oferecendo assessoramento à implementação de projetos na temática de Cidades Inteligentes, além da geração e atração de novos negócios e desenvolvimento de startups vinculadas às temáticas: Mobilidade, Acessibilidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Educação, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo e Novos Negócios, entre outros.
 
 
SANDBOX - PROGRAMA VILA A INTELIGENTE
O termo “sandbox” na temática cidades inteligentes, trata de um ambiente isolado para testes, com a finalidade de desenvolver, testar e validar soluções tecnológicas que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

A criação de um espaço Sandbox é fundamental para a implantação de um ambiente de experimentação plena, com flexibilização da legislação diminuindo os custos e o tempo de maturação para desenvolver produtos, serviços e modelos de negócios inovadores. 
BENEFÍCIOS DE UM AMBIENTE SANDBOX
Fomentar a inovação em escala urbana;
Afastar leis (nível municipal) e testar soluções com menos burocracia;
Diminuir custos e tempo de maturação tecnológica;
Desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores;
Gerar visibilidade e atração de novos modelos de negócios;
Criar atratividade para o capital de risco.
Em Foz do Iguaçu,  o modelo Sandbox é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 28.244, de 23.06.2020, que dispõe no âmbito da Administração Pública Municipal de Foz do Iguaçu, sobre a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora – “Programa Sandbox – Foz do Iguaçu”, o que viabilizou a implementação das soluções do Programa Vila A Inteligente.

O bairro Itaipu A, ou Vila A, como é historicamente conhecido, foi escolhido para abrigar o Programa Vila A Inteligente, o primeiro e maior bairro público inteligente do Brasil para demonstração e testes de soluções tecnológicas em escala real, posicionando Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico Itaipu como referências nacionais em implantação e desenvolvimento de tecnologias para Cidades Inteligentes. O local foi a moradia dos trabalhadores na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e hoje é uma região que possui ampla área residencial, além de comércios, serviços, hospitais, escolas, espaços de lazer, parques públicos e o mercado público da cidade.

O Programa Vila A Inteligente é uma iniciativa do PTI-BR, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Copel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, que visa, sobretudo, transformar e impactar de forma positiva a qualidade de vida da população.
 

SMART VITRINE

Com o intuito de contribuir para a inovação, desenvolvimento urbano e econômico da cidade, surge o Smart Vitrine. Conectado ao Programa Vila A Inteligente, a iniciativa conta com um mecanismo de atração de empresas de base tecnológica em um modelo de fluxo contínuo, com fases de entradas, onde empresas são selecionadas, avaliadas e têm a possibilidade de testarem suas tecnologias dentro do espaço Sandbox, por um período que varia entre 6 e 12 meses.

Durante este ciclo, as empresas selecionadas contam com apoio técnico para implementação de sua solução neste ambiente, além de análise, validação técnica/tecnológica e estudos sobre o comportamento do usuário – o cidadão – diante das tecnologias testadas, bem como aprimoramento da modelagem de negócios.   

O Smart Vitrine vem para dar movimento ao Sandbox do Programa Vila A Inteligente. Fundamentado em três vertentes, busca-se através dele validar tecnologias; promover a visibilidade das soluções e fomentar novos negócios/ gerar conexões, proporcionando assim, a visualização de melhorias, replicação das soluções inovadoras em outras cidades e incentivo ao mercado de Smart Cities.

 

LIVING LAB
Implementado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Itaipu Binacional, o Living Lab PTI é um laboratório aberto para demonstração, aplicação do uso e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes.

O espaço é um ambiente de experimentação para validações técnicas/tecnológicas protegidas do ambiente operacional, permitindo expandir a criatividade para aperfeiçoamento de tecnologias. 

Localizado nas dependências do PTI-BR, o local possibilita ainda que empresas se conectem ao ecossistema de inovação, juntando-se à universidades, startups, laboratórios de ponta e uma estrutura completa. 

O  Living Lab também se caracteriza como um espaço para que a iniciativa privada, gestores públicos e atores estratégicos em Cidades Inteligentes possam conhecer in loco o funcionamento e o desempenho de múltiplas tecnologias de Smart Cities.
 
 

https://www.pti.org.br/

 

 

Acesse nossas Redes Sociais para ficarmos pertinho de você.