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Tendências de negócios para 2022

13 tendências de negócios para aproveitar em 2022


Confira nossa seleção de ideias para aproveitar as tendências de negócios para 2022. 

1. Aplicativo de fitness e saúde
Segundo um estudo da AppsFlyer publicado no Fórum de Saúde Digital, os aplicativos de saúde e fitness tiveram o maior crescimento em instalações orgânicas no Brasil em 2020: 116%.

O resultado é explicado pelo aumento da preocupação com saúde e bem-estar durante a pandemia do coronavírus.

Para quem pretende atuar no mercado de apps, é a tendência mais promissora, seguida dos aplicativos de games, que cresceram 97% em 2020. 

Por mais que, em 2021, as instalações desses apps tenham diminuído 24% em relação a 2020, as sessões dos usuários aumentaram em 31%. 

O dado é de uma publicação da Segs e indica que os exercícios em casa se consolidaram no comportamento do usuário, mesmo com o retorno às academias. 

2. Negócios circulares
A economia circular é um novo conceito de negócio que propõe a reciclagem, eliminação de resíduos e redução do impacto humano no meio ambiente.

De acordo com o já citado Relatório de Tendências do Sebrae, as empresas que atuam nessa área têm tudo para crescer este ano - muito em razão das tendências do consumo verde e desenvolvimento sustentável.

Um dos ramos que deve ganhar destaque é o de reaproveitamento de materiais.

Um bom exemplo é a startup reLóco, que conecta pessoas com materiais de construção sobrando (revestimentos não usados, torneiras, cerâmicas, etc.) a compradores em potencial, promovendo a circularidade na construção civil. 

Outro case de sucesso é da Pentatonic, que produz móveis e utensílios com design inovador a partir de resíduos. 

Então, se você tiver uma boa ideia para usar resíduos e reciclar materiais, pode transformá-la em uma startup lucrativa em 2021.

3. Transportadora
A crise do coronavírus alavancou as compras online, e o setor de logística pegou carona nessa tendência. 

De acordo com um relatório da FreteBras, publicado no Mercado e Consumo, o volume de fretes cresceu 74% entre maio e junho de 2020, impulsionado pelo avanço do e-commerce na pandemia.

Na categoria de produtos industrializados, o aumento foi de impressionantes 93%.

Já em 2021, o crescimento do frete foi de 67,50%. O dado é de uma publicação do Estadão e revela que a tendência de crescimento permanece elevada. 

Inclusive, já existem plataformas dedicadas a conectar caminhoneiros autônomos, transportadoras e embarcadores, como a Cargo X.

A empresa cresceu 652% durante a pandemia, conforme noticiado no Estadão - mais um reflexo do aumento da demanda logística em todo o país.

Para 2022, a tendência é que as compras online continuem avançando e as empresas logísticas aproveitem a onda de crescimento. 

Logo, é uma boa oportunidade para investir no ramo de transportadoras.

4. Produtora audiovisual
O mercado audiovisual brasileiro vem ganhando força ano após ano e faz parte das tendências de negócios para 2022.

Segundo o Relatório de Tendências do Sebrae citado anteriormente, o vídeo se tornará o novo padrão de comunicação nas empresas:

“Pela sua capacidade multimídia (imagem em movimento, texto e som) e de agilidade de informação, o vídeo é o ‘recurso bacana’ do presente que provavelmente se tornará o recurso padrão no futuro.”

Já os números do mercado mostram que o setor audiovisual cresceu a uma taxa média de 8,8% entre 2014 e 2019, conforme dados da Ancine, publicados no Jornal do Comércio.

Até 2025, este mercado deve manter-se em pleno crescimento. No período, espera-se uma média de crescimento de 5% ao ano, em que o setor atingirá US$38 bilhões, de acordo com a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC. 

Com o aumento da demanda por conteúdo audiovisual, uma produtora de vídeo pode ser um ótimo negócio para quem pretende trabalhar com serviços.

O ideal é ter algum conhecimento na área e um bom capital para começar a empreender, já que se trata de um ramo bastante técnico e que exige um considerável investimento inicial em equipamentos. 

5. Pizzaria
Sim, a clássica pizzaria também foi uma tendência de negócio para 2021 e deve permanecer em 2022.

Durante a pandemia, as pizzarias dedicadas exclusivamente ao delivery tiveram uma alta de 10% nas vendas, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, publicados no Uol. 

O motivo para o crescimento é o reforço da tradição de pedir pizza devido ao isolamento social e a característica democrática do produto, que permite dividir uma refeição com toda a família. 

Uma das novidades do setor é a criação de apps próprios para facilitar os pedidos dos clientes e fugir das taxas de marketplaces como iFood. Espera-se que o padrão mantido na pandemia se consolide e movimente novos negócios do setor. 

Se você pensa em empreender na área de alimentação, é uma opção versátil e com mercado garantido - desde que você consiga encontrar um diferencial a anunciar. 

6. Negócios EAD
Para quem tem familiaridade com a área de educação, o EAD (Educação a Distância) é a grande tendência de negócios para 2022. 

De acordo com dados da Catho Educação, publicados no portal Terra, houve um aumento de 70% nas matrículas para cursos a distância entre os meses de março e abril de 2020.

Além disso, dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgados na mesma matéria mostram que cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD em 2020. 

No primeiro semestre de 2021, enquanto as matrículas em cursos presenciais caíram 8,9%, as inscrições para EAD seguiram aumentando em 9,8%, segundo o Mapa do Ensino Superior do Semesp. 

Mais uma vez, vemos um reflexo da pandemia no mercado que deve se prolongar por um bom tempo.

Logo, é um ótimo momento para investir em negócios EAD como cursos online e escolas que oferecem a modalidade.

7. Mercado pet
Em agosto de 2020, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pets do mundo, com 6,4% de participação global (atrás apenas dos EUA), segundo dados do Euromonitor International, publicados na Forbes.

Outra evidência do potencial desse setor é que o gasto dos brasileiros com seus pets aumentou quase 10% em 2020, segundo dados do Guiabolso, publicados no Valor Investe em 2021. 

E não falta público-alvo para negócios pet: 47,9% dos domicílios do país têm pelo menos um cachorro ou gato, segundo dados do IBGE. 

O ano de 2021 ainda deve fechar com um crescimento 17,8% maior do setor em relação a 2020, com faturamento estimado de R$ 31,8 bilhões. O dado é do Radar Pet 2021 da Comac, publicado no Monitor Mercantil. 

Muito além dos pet shops, esse mercado traz inúmeras oportunidades para empreender, como lojas de acessórios para cães e gatos, clínicas veterinárias, serviços de pet sitter e dog walker e conteúdo para tutores.

Além disso, ainda existe um segmento pet de luxo que oferece serviços diferenciados, como spa, acupuntura, ioga e até buffets especializados em festas caninas. 

8. Loja virtual
Seria impossível deixar as lojas virtuais de fora da lista de tendências de negócios para 2022. O setor já crescia muito antes da pandemia, mas foi ainda mais impulsionado por ela.

No primeiro trimestre de 2021, a área bateu recorde de vendas. Foram R$ 53,4 bilhões movimentados. Um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020, segundo dados publicados no E-commerce Brasil. 

Certamente, os diferentes tipos de e-commerce seguirão em alta em 2022. As possibilidades são inúmeras e você pode atuar em inúmeras categorias diferentes. 

9. Dropshipping
Por falar nas diversas categorias de comércio online, o dropshipping estará entre as mais populares para quem vai empreender na internet em 2022. 

Nele, o empreendedor não precisa lidar com custos de produção, estoque e com grande parte da logística.

Nesta categoria, o empresário atua como um intermediário ou revendedor. Ou seja, ele cria um e-commerce, divulga os produtos e atrai os clientes. A cada venda, o fornecedor envia a mercadoria ao consumidor e cobra uma comissão de acordo com a demanda. 

Graças a esse modelo de parceria descomplicado, sem estoque e com uma enorme variedade de produtos à disposição, o dropshipping deve se tornar ainda mais conhecido e crescer no próximo ano. 

Não por acaso, uma publicação do Sebrae aponta que a área deve faturar sozinha R$ 557 milhões até 2025. 

10. Consultoria digital
Na medida que o mercado digital cresce, a demanda por serviços especializados na área também aumenta.

Para você ter ideia, 97% dos empreendimentos brasileiros já prezam por uma presença online, sendo que os investimentos em publicidade digital devem crescer 61,9% até 2024, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Terra. 

Portanto, se tornar um consultor digital pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja empreender na área de serviços em 2022.

Isso exige muita expertise no setor de consultoria em questão. Os mais populares são os de marketing digital e o próprio e-commerce.

11. Blog
Ainda no universo do marketing, os blogs se tornaram indispensáveis para ter uma presença digital sólida.

Isso porque, eles ajudam as empresas a se posicionarem nas buscas do Google e a serem encontradas por um número maior de clientes.

Ao mesmo tempo, as publicações ajudam a informar o público, a qualificar os usuários para compras futuras, a reforçar o valor da marca, sua confiança e posição de autoridade na área em que atua. 

Sendo assim, em relação às tendências de negócios para 2022, vale ficar atento tanto à necessidade de criar um blog para o seu negócio quanto à possibilidade de prestar serviços no setor. 

Uma pesquisa do HubsPot aponta que 64% dos profissionais de marketing investem ativamente na área. Isso porque, 49% dos consumidores usam o Google para escolher e encontrar produtos, sendo que o texto é sempre a base das pesquisas. 

12. Marketing de afiliados
Já no marketing de afiliados, as vendas e a publicidade online se misturam em uma categoria própria de negócios.

Nela, o empreendedor divulga os produtos de um terceiro em diferentes plataformas digitais. A cada venda no canal do afiliado, uma comissão é direcionada ao mesmo.

De acordo com dados publicados no portal Proxxima, os investimentos na área devem fechar 2021 com um aumento de 13%, movimentando mais de US$ 170 milhões.

Além das mercadorias “tradicionais”, é muito comum que o marketing de afiliados seja direcionado a infoprodutos. Saiba mais sobre eles logo abaixo. 

13. Infoprodutos
Como o nome indica, infoprodutos são produtos digitais. Eles vão desde ebooks, infográficos e podcasts, até softwares, webinars, templates, áreas de membros e muitos outros formatos.

Inclusive, as tendências de conteúdo de blog, cursos online e até de aplicativos que citamos nesta lista se enquadram na categoria de infoprodutos.

Sua grande vantagem é a capacidade ilimitada de vendas e a eliminação de complicações logísticas, já que a “entrega” ocorre diretamente na internet.

Além disso, o potencial de lucros é excelente. Afinal, os investimentos para criá-los tendem a ser baixos e o valor gerado ao cliente pode ser altíssimo (seja para quem deseja se informar, tirar dúvidas, consumir conteúdo exclusivo, agregar facilidades com ferramentas digitais, etc.).

 

Fonte Conta Azul Blog

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