Quero me cadastrar
Voltar
Fórum - Estudantes de Ciências Sociais

Estudantes de Ciências Sociais

Essa comunidade foi criada para tirar dúvidas, compartilhar materiais, notícias, memes, pesquisas, festas universitárias e afins sobre seus cursos.

Regras

PROIBIDO

-Assédio, abusos, ameaças ou intimidações a outros usuários

-Discurso de ódio ou descriminação

-Imagens ou discussões violentas ou prejudiciais

-Linguagem e imagens sexualmente explícitas

-Outros aspectos citados e proibidos nos Termos de Serviço

-SPAM

Figuras importantes na Ciência Social

Mary Douglas

Antropológa, foi professora universitária do Colégio de Londres e lecionou nos Estados Unidos por mais 11 anos. Seu livro “Pureza e Perigo” se tornou um celebre dentro do seu campo. Após quatro anos de trabalho (1977-1981) como professora de Estudos Culturais no Instituto Russel Sage de Nova York se mudou para a Universidade Northwestern como professora de humanidades, produzindo os vínculos entre teologia e antropologia.

Augusto Comte

 

Para Comte, a Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Os estudos da sociedade deveriam ser feitos com espírito científico e objetividade.

Positivismo é a doutrina criada por Augusto Comte que sugere a observação científica da realidade, cujo conhecimento viabilizaria o estabelecimento de leis universais para o progresso da sociedade e dos indivíduos. Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo científico, interpretando a história da humanidade, e a partir dessa análise, criar um processo permanente de melhoria e evolução.

O lema da Bandeira Nacional “Ordem e Progresso”, criado por Benjamin Constant, é de inspiração comtista.

Émile Durkheim

Considerado por muitos estudiosos o fundador da Sociologia como ciência independente das demais Ciências sociais, o francês preconizou o estudo dos fatos sociais como "coisas" e, se utilizando de rigor científico, determinou um objeto e uma metodologia de trabalho próprios dos estudos sociológicos.

Paulo Freire

O educador brasileiro se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização, quanto para a formação da consciência. Paulo Freire delineou a chamada Pedagogia da libertação, na qual relacionou a visão marxista do Terceiro Mundo e das classes oprimidas na tentativa de construir uma nova forma de conscientização política.

Florestan Fernandes

 

De intensa atuação em diferentes campos das ciências sociais, o sociólogo brasileiro abriu caminho para a profissionalização dos sociólogos ao defender a participação e a interferência dos intelectuais nos problemas nacionais, inaugurando um novo estilo de pensar a realidade social, por meio da qual se torna possível reinterpretar a sociedade e a história, bem como a Sociologia anteriormente produzida. Também é considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil.

 

Fonte: Sociólogos

Acesse nossas Redes Sociais para ficarmos pertinho de você.