Quero me cadastrar
Voltar
Notícias
10 dicas de felicidade dos japoneses de Ogimi - IKIGAI

O que é ikigai?
Esse termo pode ser entendido como “motivo que faz você acordar todos os dias” ou “razão de viver”. O ikigai é um conceito que reúne em apenas 6 letras tudo o que vai proporcionar o prazer de viver a vida. Sabia que é possível realizar um teste Ikigai?

No entanto, para conseguir esse impulso diariamente, é imprescindível que você faça um exercício de autoconhecimento, buscando dentro de si todos os seus desejos, sendo sincero com as expectativas que tem e identificando seus dons.

Como acontece em todo processo de autoconhecimento, é fundamental e necessário que você tenha sinceridade e muita paciência. Assim, vai conseguir responder às perguntas que esse exercício fará para encontrar seu ikigai.

 

Como surgiu o ikigai?
Esse conceito já era conhecido entre os japoneses, no entanto, foi em 2010 que as práticas relacionadas a ele foram idealizadas. Sendo assim, é possível afirmar que as técnicas foram originadas nessa década por meio da observação feita por um grupo de ilhas de Okinawa, no sul do Japão.

Okinawa, uma prefeitura do Japão formada por mais de 150 ilhas no Mar da China Oriental, é conhecida como “terra dos imortais”. Ela se tornou muito conhecida devido ao seu vilarejo Ogimi, que tem a população com idade mais avançada do mundo todo.

Foi exatamente nessas ilhas que um termo chamou a atenção: ikigai. De acordo com uma reportagem da BBC, dois pesquisadores decidiram ir até Okinawa para entender e estudar a razão de toda essa longevidade dos moradores de lá, já que muitos têm acima de 100 anos de idade.

Perceberam, então, que eles vivem uma vida bastante simples, com uma alimentação bem natural, com legumes, verduras e muitas frutas. É um povoado que desfruta da velhice de forma saudável, e que dificilmente há pessoas doentes ou acamadas.

Os pesquisadores perceberam que essas pessoas vivem em comunidades, tendo muito contato com os vizinhos, com muita afetividade e acolhimento. Como viram que os idosos são completamente felizes e motivados, decidiram entender as razões para isso, e foi aí que, na maioria das respostas, ouviram o termo “ikigai”.

 

Como preencher seu ikigai?
Os estudiosos, buscando deixar a identificação do ikigai mais fácil, acabaram criando uma mandala. Assim, quando preenchida corretamente, ela revela os propósitos da vida. Bem no centro da figura fica o ikigai, na intersecção entre quatros elementos:

paixão;
vocação;
profissão;
missão.

Dividimos os elementos em seções para que você entenda melhor o que deve responder. Confira:

primeira seção: você precisa encontrar o que tem paixão em fazer, é aqui que reside sua motivação mais profunda. Faça as seguintes perguntas para si mesmo: o que eu amo? Qual é a minha paixão? Tente pensar no que você gostaria de fazer se não precisasse de dinheiro;


segunda seção: pense naquilo que você pode fazer bem-feito. É importante, aqui, se aproximar da sua vocação de forma bem prática. Pergunte-se: no que eu sou realmente bom? O que eu sei que posso fazer bem? Quais são meus pontos fontes? O que as pessoas valorizam em mim?


terceira seção: pense no que você pode ser pago para fazer. Onde você poderia trabalhar? Pergunte-se sobre qual profissão gostaria de exercer que esteja dentro da sua personalidade e alinhada com suas expectativas. Procure pensar na maior quantidade de trilhas que você pode seguir;


quarta seção: aqui você precisa tentar responder à pergunta: “De que o mundo precisa?”. É fundamental tentar descobrir sua missão aqui na Terra, ou seja, pensando sempre no que você consegue conquistar que vai ajudar aos outros e deixar o mundo um pouco melhor. Pode acreditar: todos guardam isso dentro de si.

 

 

Acesse nossas Redes Sociais para ficarmos pertinho de você.