Quero me cadastrar
Voltar
Notícias
Mulheres Empoderadas - Dandara Guerreira do Quilombo dos Palmares

Dandara foi uma mulher negra guerreira, que se destacou na defesa dos escravos e na construção do Quilombo dos Palmares - um local que abrigava escravos que fugiam.

Embora não haja registros, acredita-se que Dandara era brasileira ou uma africana que teria vindo ainda pequena para o Brasil. Foi a companheira de zumbi dos palmares, com quem teve três filhos.

Uma vez que não aceitava voltar a ser escravizada, após ter sido presa, Dandara terá pulado de um abismo em 1694, resultando na sua morte.

Durante os ataques ao Quilombo, Dandara terá lutado usando técnicas de capoeira.

Ela era esposa de Zumbi e teve três filhos com ele.

Dandara, que se tornou um ícone feminino na luta contra a escravidão, terá morrido ao pular de um abismo em 1694. Ela teria sido presa e não aceitava voltar a ser escravizada.

Seu esposo, Zumbi, morreria pouco depois após a última invasão do quilombo pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Dandara entrou para a História como um símbolo de força feminina numa época em que as mulheres eram praticamente invisíveis. Apesar de sua vida sofrida, ela se impôs e lutou para terminar com aquela situação, utilizando as armas e o conhecimento que tinha ao seu alcance.

O seu fim trágico também é uma lição, já que observamos as marcas que a escravidão deixavam no emocional das vítimas de tamanha atrocidade. É possível estabelecer uma semelhança entre a sua decisão e o final do livro O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

 

Acesse nossas Redes Sociais para ficarmos pertinho de você.