Quero me cadastrar
Voltar
Notícias
Dezembro Verde - Contra o abandono animal

A campanha Dezembro Verde visa sensibilizar as pessoas contra o abandono animal, o mês foi escolhido, pois é justamente no início das férias e comemorações de final de ano que cresce o número de casos de abandono e maus tratos aos animais.

O Brasil, que já conta com aproximadamente 30 milhões de animais vivendo nas ruas, vê esse número engrossar em dezembro, quando algumas pessoas, sem nenhuma responsabilidade ou amor aos bichinhos, abandonam os peludinhos por conta das viagens de férias, olha só que absurdo. Por isso, várias entidades e ONGs de proteção aos animais criaram o Dezembro Verde para alertar esse tipo de situação.


Vale lembrar que o abandono de qualquer espécie de animal configura crime de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A pena para a infração é de três meses a um ano de detenção e multa, sendo aumentada de um sexto a um terço caso ocorra a morte do animal.

Além de cruel, esse tipo de situação pode acarretar em danos irreversíveis aos bichinhos. “Podemos dizer que [o sofrimento dos animais abandonados] é semelhante ao sofrimento humano, especialmente pelo fato de o animal criar laços com as pessoas com quem convivia, ligação que também já é apontada em pesquisas”, comenta Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), em recente entrevista.

Pet não é presente de Natal
Definitivamente não é uma boa ideia chegar para a ceia de Natal com um cachorrinho ou gatinho para presentear um amigo ou parente. Se algum conhecido seu estiver com esse plano em mente e disposto a colocá-lo em prática, faça um favor a ele: explique que os pets não são meras opções de lazer ou entretenimento, que a escolha por um filho de quatro patas é extremamente pessoal e, além de uma questão afetiva, requer muita responsabilidade dos futuros pais. 

Se presenciar algum caso de abandono ou maus tratos aos animais, denuncie: Ibama (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) e Polícia Militar (190). 

DENUNCIE!!!

Acesse nossas Redes Sociais para ficarmos pertinho de você.